Implantes Dentários: Tipos e BenefíciosDetails

Implantes Dentários: Tipos e Benefícios

Os chamados implantes dentários osseointegrados, criados pelo cientista e médico sueco, Per-Ingvar Branemark, considerado o pai da implantodontia mundial, é a melhor indicação dos Especialistas como a solução definitiva e incomparável para repor a perda de dentes.

Esses resultados foram apresentados à comunidade científica internacional e já naquela época, representaram uma revolução em torno dos benefícios conseguidos. Em 1965, os implantes começaram a ser comercializados e agora em 2019 completam cinquenta e quatro anos.

Para muitos a odontologia pode ser dividida em duas etapas: antes e depois da descoberta da osseointegração (implante) . Ele explica que com os implantes osseointegrados ocorreram grandes mudanças no planejamento dos casos para reabilitação das perdas dentárias, tanto para os pacientes que usam próteses totais (dentadura), é possível a instalação de implantes para ancoragem da dentição fixa e melhora da qualidade de vida desses pacientes, quanto para pessoas que perderam um ou mais dentes, pois nesses casos, não há necessidade de desgastar os dentes sadios, vizinhos aos espaços onde faltam dentes.

Especialidade em crescimento



Além da evolução clínica, a especialidade vem apresentando grande crescimento e expansão no País. Prova disto é o aumento da procura no Centros Odontológicos, que estima um crescimento de 150% na procura de pessoas, entre homens e mulheres, que desejam recolocar os dentes que foram perdidos ao longo dos anos ou aqueles que sentem-se insatisfeitos com o uso da prótese total ou parcial móvel (dentadura) e, desejam ter uma dentição fixa.

E a expansão deve continuar, pois além do valor do implante, mesmo os Importados (americanos) tem preço bastante competitivo com o nacional, com garantia de 10 anos e, aliado a essa condição, há uma grande demanda de pacientes, na sua grande maioria, de 50 a 85 anos, que devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros, esse público começa a valorizar a estética, deseja recuperar as funções mastigatórias e, para os “ mais idosos” não querem mais ficar estigmatizado como usuários de dentaduras e passar por constrangimentos sociais, devido ao uso dessas próteses, além de ter uma alimentação restrita a alimentos pastosos e líquidos.

A cirurgia e a prótese foram evoluindo juntas e nos últimos anos tivemos grandes avanços na estética da prótese . Assim, hoje é possível chegar a próteses com aparência idêntica ao natural e também bastante resistentes.

houve ainda o desenvolvimento de diferentes superfícies de implante, com o objetivo de aprimorar a osseointegração. Neste ponto, o Brasil acompanhou os avanços não só usando produtos mais modernos, mas também fabricando-os.

Tipos de Implante



A fabricação de implantes dentários segue protocolos de qualidade mundial. Empresas mais confiáveis de implantes são as que investem seriamente em pesquisa científica, como a americana a 3i Implant, antes de disponibilizar seus produtos no mercado.

Atualmente é possível fazer implantes unitários, múltiplos ou em toda a arcada, que dão mais segurança e qualidade de vida nos momentos mais prazerosos, como um almoço em família, um bate papo com amigos ou na intimidade de um namoro.

IMPLANTE UNITÁRIO – O que é e quais os benefícios


Para substituir um só dente ausente a melhor opção é o implante, pois se fosse substituir o espaço ausente com a prótese fixa, seria necessário desgastar os dentes vizinhos


Benefícios do Implante Unitário :

  • Devolve ao paciente a sensação de ter um dente natural;
  • Recupera o espaço vazio da falta de dente, evitando que haja perda óssea;
  • Não precisa desgastar, com a broca, os dentes vizinhos, que iriam funcionar como suporte para a prótese.

IMPLANTES MÚLTIPLOS



A reposição de vários dentes ausentes pode ser feita com a instalação de implantes alternados na boca, em áreas alternadas, na parte superior ou inferior.


Vantagens do tratamento com implantes:

  • Elimina as próteses móveis;
  • Devolve ao paciente, a satisfação de voltar a mastigar, sorrir e falar sem medo;
  • Elimina a reabsorção óssea;
  • Equilíbrio na distribuição das forças durante a mastigação


FREAR A REABSORÇÃO ÓSSEA

O  que é ?   Quais  os problemas ocasionados?


A função do osso maxilar e mandibular é sustentar os elementos dentários para a mastigação. Uma vez perdido o dente, esse osso perde sua finalidade principal e passa a ser reabsorvido pelo organismo. A reabsorção torna-se mais acentuada, na maioria dos casos, devido a pressão das próteses removíveis. Os Implantes podem deter esse processo de reabsorção, que pode gerar tanto problemas funcionais quanto estéticos.

IMPLANTES EM TODA BOCA: Dentadura X dentes Fixos

Substituição das antigas próteses móveis (dentaduras) por dentes fixos, através dos implantes.

Benefícios

  • Eliminar a falta de estabilidade e incômodos causados pela prótese móvel;
  • Recuperar o prazer de comer e sorrir, sem constrangimentos;
  • Recupera o prazer de sentir o sabor dos alimentos, pois com o uso da prótese móvel superior, há no palato (“céu da boca”) parte acrílica, que impede o paladar dos alimentos ingeridos;
  • Melhora a estética da face;
  • Relato de muitos pacientes, da melhora dos relacionamentos pessoal e social;

IMPLANTE COM CARGA IMEDIATA – Dentes Fixos em 72 horas

Técnica usada no país há mais de 17 anos, que consiste na instalação dos implantes e a colocação dos dentes fixos, em 72 horas.


INDICAÇÕES PARA O IMPLANTE COM CARGA IMEDIATA:

  • Para repor um ou mais dentes ausentes;
  • Para substituir uma prótese móvel (dentadura) , superior e inferior por dentes fixos;

Se você procura serviços de implantes dentários a DRa Renata leão tem a solução:

implantedentario.recife.br

Dra.Renata Leão

Fone: 3241-7354